sábado, 19 de setembro de 2009

Berinjela recheada com atum ao forno

Gostaria de comentar sobre o post das minissobremesas, que a maioria das blogueiras é , foi ou vai ser um dia uma formiga kkkkkk.... considerando que nós brasileiros somos comedores vorazes de qualquer confecção culinária que leve açúcar...ah somos sim... muitas pessoas falam, "vou comer um...mais um de saideira"...heheheh e assim vai...ou ainda aquela que torce o nariz...tô de regime "vou pegar só mais um tá"...obrigada a todas que colaboraram com os comentários adorei saber de como gostamos de um pouco deste maravilhoso ingrediente que é o açucar rsrsrsr...sem extremismos claro, bjão a todas (os)!!!

Voltando a berinjela...outro dia almoçando na minha mãezoca, vi a berinjela na mesa e olhei meio assim...torto sabe...mas quando sentei na mesa e experimentei...nossa que gostoso....e comi mais de um pedaço hehehehe...aprendi a comer outras frutas, legumes etc... e com este legume dá para fazer alguns pratos bem apatitosos...volta e meia compro um pouco dele, desta vez no almoço, minha fofa mamãe Da. Maria como todos a conhecem, preparou este prato bem gostoso e light em casa, rendeu 2 berinjelas grandes, dá para aproximandamente 6 pessoas.

Ingredientes:
2 berinjelas grandes cortadas ao meio na vertical
1 lata de atum escorrido(usei o de pedaços inteiros ao óleo)
1 cebola picada
2 tomates picados sem sementes
2 pães pequenos amanhecidos torrados e esmigalhados
sal, azeite, pimenta do reino, cheiro verde a gosto

Modo de Preparo:
Tirar a polpa da berijela, reserve as cascas em um pouco de água e sal
Misture o atum, a cebola, tomate e os temperos a gosto
Seque a berinjela com um pano, preencha com o recheio, salpique o pão esmigalhado
Coloque as berinjelas recheadas em uma forma com um pouco de água, leve ao forno médio até dourar

OBS:
Pode aproveitar a polpa da berinjela refogando e misturando no atum também, mas minha mãe não fez isso
Depois de uns 10 minutos veja se não acabou a água, se for necessaŕio coloque mais água até ficar dourada por cima, levou mais ou menos uns 25 minutos no nosso forno.
Se quiser pode colocar azeitonas, ovos para decorar ainda mais.
hummmm!!!!
vamos para o forno...tá todo mundo com fomeeee....

30 comentários:

  1. Se alguém me contasse que a combinação de berinjela com atum era boa eu não ia acreditar, mas sabe aqueles dias que a geladeira tá pobre? Acabei fazendo uma mistura que achei maravilhosa! Igualzinha a sua!! Berijela com atum é show! Adoooro!!!

    ResponderExcluir
  2. faço esse prato sempre com carne moída. Mas assim, é bem mais saudável e leve. Também aproveito a polpa. Lindo e com certeza delicioso.

    ResponderExcluir
  3. Paulinha querida, se já amo beringela imagina com atum, deve ter ficado muito bom isso. Já anotei na minha listinha de "urgentes receitas a serem feitas"...rsrsrs! Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Adoro berinjela! esta receitas tem ótimo aspecto!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula !
    Primeiro,deixa eu agradecer a visita la no meu cantinho...obrigada por lincar. Vou fazer o mesmo :)
    Olha, comprei duas beringelas esta semana, sem saber exatamente o que fazer com elas. Ai vejo esta receita...sempre tenho atum em lata em casa,mas tenho tambem peito de peru moido, entao acho que vou experimentar uma delas com o peru e outra com o atum.Ruin nao vai ficar,ne ?
    Obrigada pela dica !

    Bjs !

    ResponderExcluir
  6. Coisa de maluco!!! Me deu uma fome danada!Ficaram lindas as fotos e imagino o sabor! Bjs

    ResponderExcluir
  7. huuum mm que delícia! adoro berinjela!
    Tem selinho pra vc no meu blog!
    bjos
    Carina

    ResponderExcluir
  8. Berinjela é, em minha opinião, um vegetal delicioso (seja lá qual for a forma como é preparado). Essa, recheada e assada, é quase uma refeição completa!
    beijinho.

    ResponderExcluir
  9. Também sou fã da berinjela e com atum ficou melhor ainda.
    Paula, alguma novidade sobre o encontro?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula,
    Menina com atum nunca tinha feito, vou testar.
    bjs

    Maura

    ResponderExcluir
  11. Afff...isso deve ser bom demais...adoro berinjelas.
    Tem selinho pra você lá no blog.Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Querida! Muito obrigada pelos votos de aniversário...quanto as receitas, estou te devendo mesmo...prometo que essa semana posto a do cupcake e da torta de coco que fiz no meu niver e é sempre um sucesso!
    Mas já vou adiantando a cobertura de ganache do cupcake:
    Para mais ou menos 25 cupcakes:
    1 lata de creme de leite.
    1 tablete de chocolate ao leite (170g)
    1 tablete de chocolate meio amargo (170g)
    Derreter no micro até ficar cremoso, levar à geladeira para endurecer um pouco e voilà, pronto pra usar!
    Espero que goste!
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Acho que ficou uma delicia. Jinhosssss

    ResponderExcluir
  14. Paula, tem selinho pra você. Passa no meu blog. gostosurassemtravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. eu amo..adoro berinjelas..mas..numca fiz com atum..e como atum é tudo de bom..deve ter ficado muito..mas..muito boa essa mistura..parabens..bjus

    ResponderExcluir
  16. Obrigada,pela visita no 'Tempero',volte sempre!
    Adorei essa receita... haha
    vou fazer e te escrever... eu adoro berinjela...

    beijos

    Rebeca

    ResponderExcluir
  17. Adoro beringela e costumo fazer tal e qual rsrsr

    Bjokas***

    ResponderExcluir
  18. Que bela receita hein Paula! Ficou linda e muito apetitosa! Bjinhos

    ResponderExcluir
  19. beringela é tudo de bom!! feito pela mãe então...

    ResponderExcluir
  20. Adorei o prato e a nova idéia de uso da berinjela. Já anotei. Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Olá Paula!
    Vim conhecer seu Mulheres a Vapor !
    Olha, eu sou fã de berinjelas, meu Deus me perco com elas e amo de todos os jeitos,mas recheada com atum ainda não me aventurei, mas agora estou tentada a provar para variar as receitas que costumo fazer com elas!
    Adorei estar aqui querida é muito lindo e especial o seu espaço.
    beijo e beijo
    Cherry

    ResponderExcluir
  22. Muito apetitosa.Gostei muito desta receita
    Beijinho

    ResponderExcluir
  23. Paula, que delícia de receita! Sempre faço beringela recheada com carne moída, mas com atum...humm, sensacional!! Parabéns!
    Estou entrando agora para o mundo dos blogs gastronômicos (http://abobrinhasnacozinha.blogspot.com) e quero saber se posso indicar seu blog no meu blog. Passo sempre por aqui....cada receita boa!!!!
    Beijos!
    Thais

    ResponderExcluir
  24. Paula, obrigada pela visita!!! Fiquei muito feliz!
    Vou colocar uma foto sim, boa dica! Tinha esquecido que estava sem.
    E passe no Abobrinhas sempre que quiser!
    Beijão,
    Thais

    ResponderExcluir
  25. Eu não como atum, mas já imaginei tua receita com uma carne moída! Hummm...
    Beijos
    Fla

    ResponderExcluir
  26. Oi Paulete, desculpa o sumiço. Arrazou nas beringelas heim, adoro elas recheadas assim. Grande beijo

    ResponderExcluir
  27. Sucesso de receita!
    Tem um mimo pra vc lá no Blog!
    bjs da fã,

    ResponderExcluir
  28. Que excelente modo de variar a beringela, gostei muito!
    Por motivo de trabalho e curso, so' posso visitar os blogs amigos nas terças, ok?
    Abraços fraternais
    Léia

    ResponderExcluir
  29. Paula, para mim beringela recheada é um banquete - adoro!!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  30. Uma delicia!! Ñ coloquei os pães esmigalhados, por cima coloquei molho de tomate e fatias de queijo branco....super leve!

    ResponderExcluir