quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Patê de Berinjela

Quem não gosta de um patê? Ótimo para acompanhar sopas ou comê-los sobre um pão fresquinho, umas torradas, um pão integral hummmm!!!! Já há muito tempo fiz um curso de compotas e conservas e tinha esta receita junta, guardei tão bem, pois tinha adorado o curso e as degustações. Queria muito fazer um patê de berinjela e comer com um pão integral gostosinho. Sempre lembrava da berinjela, agora surgiu a oportunidade, ficou uma delícia...experimentem vocês vão gostar. Rendeu 3 potes de 400 g.
Patê de Berinjela
Ingredientes:
2 berinjela grandes
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de sal
1 pimenta vermelha
1/2 xíc. de vinagre
1/2 xíc. de azeite
100 g de azeitona verde
1 xíc. chá de cheiro verde

Modo de preparo:
Corte as berinjelas em quatro, cozinhe e escorra bem a água (com o espremedor de batatas ou uma peneira), coloque no liquidificador, adicione os outros ingredientes e bata, leve ao fogo para tomar consistência e após coloque em potes esterelizados e cubra com azeite.

Dicas:
- Lavar bem os vidros em água com sabão e depois ferva em uma panela com água, deixe por uns 2 minutos na fervura, desligue, seque e utilize.

25 comentários:

  1. Menina isso deve ter ficado um escândalo de bom hein?
    Adorei.
    Bjs
    Fla

    ResponderExcluir
  2. nossa..eu amo beringelas..e..êsse aptê deve ser tudo de bom..otima receita..bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá cá estou eu....adorei esta casinha...posso sentar e petiscar????Jinhos doces

    ResponderExcluir
  4. Estou aqui, acabei de dar uma "zoiada" no seu blog, gostei muito do que vi, receitas gostosas e práticas.Parabéns, vou ti seguir de perto...

    ResponderExcluir
  5. Olá Paula, muito obrigado pela visita, já espreitei o teu blog e descobri que nascemos as duas em Moçambique, eu nasci na cidade da Beira.
    Gostei muito do teu blog, e vou voltar, já sou tua seguidora.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Paula querida, obrigada pelo recadinho carinhoso que você me deixou no Entre Agulhas e Panelas!! Teu blog é uma delícia, amiga... amei demais da conta!! Vou seguir e linkar você aos meus favoritos... =D
    Esse patê de berinjela com certeza ficou um escândalo de tão gostoso...
    Bjo grande,

    Mari
    www.entreagulhasepanelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Paulinha, perto de sua casa deve ter algum curso de pintura em porcelana....dei aula muito tempo e te garanto:qq pessoa com um mínimo de habilidade, consegue...
    Hoje já existem tintas para pintar e queimar no forno de casa, as cores são mais fraquinhas, mas fica bonitinho tb.
    Só não sei se a pia vai caber....hehehehe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Paula...eu faço um patê de berinjela muito parecido com este teu, mas não bato no liquidificador. Eu processo cada item em separado para ficar com aspecto granulado, e capricho no azeite. É o mesmo patê que se vende nas padarias italianas famosas de São Paulo. Inclusive fiz na semana passada e qualquer hora posto.
    Na próxima vou experimentar fazer do seu jeito para sentir como fica!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Paulinha!!
    Tenho aversão a tarr da abóbora da receitinha anterior :(...mas o patê de berinjela...esse eu amei!!! Sim, conhecemos bem essas belas padarias que vendem essa maravilhosa iguaria...:}
    Que bom que nos ensinou!!
    Um bejim!!

    da Vinni

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro beringelas e este patê deve ser divino! Vou experimentar! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Lembra muito o patê de beringela que a minha mãe fazia. Delicioso!

    ResponderExcluir
  12. Fla, que bom que gostou...bjs

    Carol, também adoro isso, bjocas

    Iliane,você tem bom gosto igual a mimrsrsr, bjs

    Sonia, que bom tê-la aqui, volte sempre, vou te espreitar também...

    Fatima, que bom ter você por aqui, volte sempre, estarei por lá também, bjs

    Abelha Maia, obrigada pela visita, volte sempre, estarei por lá, para dividirmos a historia de Moçambique...bjão

    Mari, volte sempre que quiser amiga, vou gostar muito, bjs

    Glorinha, um dia quem sabe farei um curso desses, gosto muito de pintura também, bjão

    Tania, o seu faz diferente mas deve ficar delioso também, beijos

    Vinni, mas é tão bão menina...vc tem que experimentar o creminho...bjão

    Lourdes, que bom ter vc por aqui, volte sempre, estarei te espiando por lá, bjs

    ResponderExcluir
  13. POR FIM, LINKADA, SEGUIDA E ADORADA!
    SEU BLOG É MUITO LEGAL E SUA HISTÓRIA ME PARECEU BEM INTERESSANTE
    ENTÃO VC NASCEU EM MOÇAMBIQUE?
    VOU QUERER SABER MAIS
    UM BEIJINHO CARINHOSO, MUITO OBRIGADA POR TER IDO CONHECER MEU CANTINHO

    ResponderExcluir
  14. Paulinha, eu adorooooo berinjela e esse patê deve ser divino, eu sempre como ele em conservas e me acaboooo.
    Bjsss querida e um ótimo final de semana para ti.

    ResponderExcluir
  15. Que delicia que deve ser este patê,adoro berinjela, vou experimentar.

    ResponderExcluir
  16. Carol, que bom que vc veio me visitar, volte sempre, te mando e-mail para contar mais de Moçambique, bjs.

    Nana, também adoro patê e antepasto de berinjela, e me acabo também rsrsr..bjoos

    Edilia,que bom que gostou...bjs,
    Paula

    ResponderExcluir
  17. Amiga, patê de beringela eu nunca experimentei, mas essa sua receita ficou tentadora.

    ótima semana e muitos beijos

    ResponderExcluir
  18. Fica um género de baba ganoush, que eu adoro.
    Aliás, se leva beringela, eu gosto!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  19. adorei a sua receita vou fazer e chamar o pessaol para experimentar a cara tá boa o sabor então nem se fala amei. bjs a todos.

    ResponderExcluir
  20. Gasparzinha, que bom que você gostou, bjão

    Katia, que bom que você gostou, volte sempre, bjs

    ResponderExcluir
  21. Claudia Robert.... Hum... adoro berinja.. amo de paixão...
    vou fazer o mais breve possivel..
    bjus

    ResponderExcluir
  22. Adoprei seu patê . Faço um e colco tahine qdo bater fica ótimo.
    Até

    ResponderExcluir
  23. Acabei de pesquisar patê de beringela e achei este muito fácil vou fazer ainda hoje! bjks

    ResponderExcluir