domingo, 8 de fevereiro de 2009

Rolinho Vietnamita


Comi este rolinho vietnamita na casa dos meus primos nos EUA, quando eles trouxeram o tal rolinho fiquei olhando de um jeito...mas quando dei uma mordida...que sabor mais suave...um mix de verduras, carne de frango, cogumelo...adorei. E no Brasil a minha mãe ganhou de sua amiga um pacote de papel de arroz, o qual se faz o rolinho. As folhas de papel de arroz, são todas importadas, do Vietnam, Tailandia, Japão etc...o que eu mais gostei foi o daTailandia: fino e de uma cor mais esbranquiçada. Muito fácil de fazer. Todos os itens diferentes citados na receita como o papel de arroz, shouyo, molho de ostra, macarrão transparente (procure por vermiceli ou harussame nas lojas), cogumelo shitake...podem ser encontrados em casas de produtos especializados de comida oriental. O que fizemos da primeira vez foi com tudo o que tinhamos direito, até um molho de acompanhamento a base de alho e shoyo, segue a receita que deu + - 30 rolinhos, caso sobre papel de arroz, guarde-os para usar na próxima vez.

Rolinho Vietnamita:
1 pacote de papel de arroz.
100 gr de macarrão transparente (deixe de molho em água fervente durante 2 minutos ou até que fique bem mole, escorra e use).
7 cogumelos shitake (deixe de molho em água fervente durante 20 minutos, escorra bem, corte os cabinhos e por último fatie os cogumelos bem finos.)
1 peito de frango grande em tiras
1 dente de alho grande
1 colher de sopa de sal
3 colheres de sopa de shoyo
2 colheres de sopa de molho de ostra
2 colheres de azeite para fritar
5 fatias de presunto em tiras
5 folhas de alface cortados bem fininho (americano ou liso)
1 cenoura media cortada em palitos bem fininhos

Modo de preparo:
Misture em as tiras do frango com o alho, sal, shoyo, e o molho de ostra. Doure-os em 2 colheres de azeite quente, retire-os e aguarde.

Na mesma frigideira aproveite para saltear os cogumelos uns dois minutos em fogo médio. Aguarde.

Esquente um pouco de água dentro de uma frigideira que possa acomodar o papel de arroz, não deixe a água ferver senão você não consegue manusear o papel de arroz

.

Quando a água estiver quente segure bem o papel de arroz e coloque-o na água quente, deixe o de um lado e depois do outro até que fique mole, segure bem e passe para um pano limpo e úmido.

Vá colocando um pouco de cada ingrediente na na massa: alface, cenoura, macarrão transparente, cogumelo, presunto e o frango.

Acomode tudo muito bem, enrrole-os dos lados e depois de cima para baixo. Sirva em seguida.




Molho de alho e shoyo:
Misture dentro de um pequeno bowl: um dente de alho grande bem picado, uma colher de café de gengibre bem picado, 4 cebolinhas verde bem picadas, 1/2 xícara de shoyo e 1/4 xícara de azeite, misture tudo muito bem e sirva acompanhado com os rolinhos.

2 comentários:

  1. Olá gatinha, parabéns pelo seu blog tá ficando muito bom, estou esperando as novas postagens e principalmente para experimentar estas delícias que você prepara com tanto carinho.
    Beijos
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Olá gatinha, teu blog tá ficando muito legal, estou esperando as novas postagens e principalmente para provar estas delícias que você prepara com tanto carinho.
    Beijos
    Pin

    ResponderExcluir